segunda-feira, 1 de abril de 2013

França? Não. Parte francesa do Canadá! Parte 1

O post esperado chegou.
Minha primeira Trip. O lado francês do Canadá.
Do dia 29/03 até 01/04 passei por Ottawa, Quebec e Montreal.


Posso dizer que foi uma boa experiência. E o melhor como alguns que me conhecem, sabe que sou tímida, e essa viagem me ajudou a melhor bastante quanto a me soltar e aproveitar mais ainda esse intercâmbio. Pois fui sozinha e com isso me descobri, descobri novas amizades e os receios que ainda pudessem existir dissiparam. Acho que agora realmente caiu a ficha que estou vivendo meu sonho. Acordei pessoal.

Creio que não conseguirei relatar em apenas um post essa aventura, mas vamos pelo começo.

Como surgiu a ideia de viajar?
Bem, geralmente as escolas aqui em Toronto disponibilizam locais para que agências de viagens divulguem seus passeios, ou mesmo passeios que a própria escola organiza. E com isso, verifiquei as ofertas, valores, datas, condições e por que não, aproveitar o feriado de Pascoa e experimentar uma delas para meu primeiro passeio.

Fotos dos panfletos das agências e escola
Não por acaso, acabei optando pela agência ISX por conta de ter mais tempo para usufruir dos locais visitados, com 4 dias e 3 noites. No pacote inclui:

- hospedagem em quarto compartilhado, ou seja duas camas de casal para 4 pessoas. Porém para quem não quer dividir cama, ou até mesmo quarto, pode pagar um valor a mais por isso.
- transporte em ônibus.
- guia durante o trajeto e no local.
- visita a Ottawa, Montreal e Quebec City.

Diria que a única coisa que não gostei do "pacote", foi que descobrir posteriormente, é a não inclusão do café da manhã. Não entendi o porque, creio que seja o estilo no Canadá. Mas vamos lá.

Preparativos
Como o horário de saída foi de manhã, preparei minha mala no dia anterior, levando basicamente as roupas para enfrentar o frio que me aguardava. Já que se não sabem, a parte francesa é mais gelada que o Canadá, mesmo sendo primavera, é melhor não arriscar, certo.

Aí para sair de manhã, olha a quantidade de roupa que utilizei. Bem pouquinho né. 

Agora sim, engordarei!!!
Na sexta, tomei aquele café reforçado, e minha mãe Canadense separou para eu levar umas frutas, e me deixou na estação da estação York Mills, para embarque junto ao ônibus as 07h15 da manhã. Ela foi espetacular pela carona, se não fosse assim, eu teria que sair bem mais cedo de casa. 

Entregamos o ticket adquirido na escola, eles conferem o nome, e escolhemos o assento. Após a conferência de todos os viajantes, iniciamos o nosso trajeto rumo à França, brincadeirinha, Montreal, Quebec e Ottawa. Ah, no caso, não precisa andar com o passaporte viu, leve seu documento de identificação (levei minha CNH), só utilizará o passaporte ao cruzar a fronteira Canadá x EUA.

Olha meu passaporte rumo a primeira trip.
1º dia 
Após o inicio do trajeto, a guia passa as primeiras informações. Mapa das cidades, o roteiro da viagem, pede que já vamos fazendo amizade, pois depois ela vai recolher o nome das pessoas que vão dividir o quarto.

No caso, a primeira cidade será Ottawa (e para quem não sabe, é a capital do Canadá), mais ou menos 5 horas de viagem. Mas antes, fizemos uma pausa para tomar o café da manhã, já que chegaremos por volta da hora do almoço.

Comecei a conversar com o rapaz que estava ao meu lado (em inglês, é claro), tentando puxar assunto, e durante a conversa, descubro que se trata de um carioca... Caímos na gargalhada, pensando não ser brasileiro. 

Por volta das 13hs chegamos em Ottawa. Desembarcamos no Byward Market, e iniciamos uma caminhada até o prédio do Parlamento (walking tour of the Parliament Bulding). E digo para vocês, realmente aqui é mais frio que Toronto.

Byward Market
Ao descer do ônibus descobri mais uma brasileira, porém essa daria pra enganar muito bem, já que é descendente de japonês. E com nosso papo, acertamos que iriamos dividir o quarto, só ficava faltando mais duas pra achar nessa divisão.

Não tenho muito o que falar do walking tour, além é claro, de apresentar algumas fotos que falam mais que qualquer palavra.

Nossa caminhada começa com explicações da guia para esse pau com luva, no caso serve para marcar a altura da neve, pense como não fica essa cidade no inverno. 

Ao fundo, pode se ver o Canal Rideau, que no inverno serve como pista de patinação.

Vamos aquecer? Essa chama fica em frente ao Parlamento e foi inaugurada para comemorar os 100 anos do país como confederação.

Aqui o famoso Parlamento de frente!!! Lindo não. Adoro essas arquiteturas.

O Rio Ottawa, mesmo nome da cidade, pode se ver da parte de trás do Parlamento. Olha como ainda está de gelo!!! 

O prédio visto por trás!!!

Por dentro do Parlamento, lindo. Há uma visita com guia, porém a fila estava enorme e resolvi não esperar, até porque nosso tempo era curto aqui.

Achei essas senhorinhas e resolvi fazer companhia!!!

Quem quer um chá? Só assim para aquecer!!!
Após a visitação ao parlamento, voltamos até o mercado, e iniciei uma mania... corri atrás de achar onde comprar imã de geladeira. Pensei, porque não colecionar algo que me lembre os locais que já visitei, conheci. Algo que me ajudaria a lembrar e mostrar a quem me visitasse, o resumo de minhas aventuras. Assim, achei em uma lojinha perto do mercado.

Fomos então visitar o museu da civilização (Museum of Civilization) e pagamos CAD$10 para entrar. Esse museu fica do outro lado do Rio Ottawa. Muito bonito a paisagem.

Veja algumas descobertas.

Na ordem - Teto do museu na entrada, um saguão de aeroporto, e a frente de uma mercearia!!!

Homenagem aos Incas, no aguardo de informações dos navegantes, mapa dos Vikings, e a escadaria do museu.
O teto e a fachada do Museu.
Por volta de umas 5hs saímos de Ottawa, com destino a Montreal. Nossa primeira noite será por lá. Pensei que ficaria mais tempo em Ottawa. A viagem durou cerca de 2 horas.

Por dentro do bus!!! Um filme para distrair a viagem, e a paisagem que vamos desfrutando ao longo do caminho!!!
Ao chegarmos em Montreal, fomos realizar o check-in no hotel, e ai descobri quem iria dividir o quarto comigo, a japonesa brasileira e uma senhora da Tailândia. Realizado o check-in, fomos dar uma voltinha, para conhecer um pouca da cidade e é claro jantar.

Ruas em Montreal!!! Adorei a iluminação.

Jantar!!! Dá pra comer bem viu pessoal. 
Após o jantar, a guia sugeriu visitar uma balada, e marcou com o pessoal no saguão do hotel. Para quem me conhece, sabe que não sou muito de visitar baladas, mas aqui estamos, vamos conhecer, porque não?



Fomos até o Café-Bar Le Saint-Sulpice, que fica bem próximo ao hotel. Para entrar, apenas o CNH (RG) serve, não precisa de passaport. E ao entrar percebi que o local era dividido em vários ambientes, bem diferentes uns dos outros. Ficamos em um deles, e aproveitei para tirar essa foto. Lindo a iluminação, porém do lado de fora não dava pra ficar.










Bem esse foi meu resumo para o primeiro dia. Os demais dias continuarei no próximo post, para não ficar cansativo. Espero que estejam gostando tanto quanto eu gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário