quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Processo de Visto Canadense I

Bem, conforme informado, viajarei para Toronto para a realização de intercâmbio.


Deixarei aqui registrado como foi meu processo para obtenção de visto canadense. Assim fica como uma recordação, ou lembrete para uma nova obtenção de visto, e também como uma ferramenta de informações para aqueles que querem se aventurar.

Primeiro, o visto vai depender dos seus objetivos, se turismo, estudo, se quer ficar permanente no país ou temporariamente. Se quiser entrar várias vezes no país ou apenas uma visita.
Como meu objetivo inicial é o estudo, precisei ter uma confirmação de aceitação de uma escola canadense. Para isso, entrei em contato com a Adriana Conte. Que me auxiliou em todo o meu processo.
No caso aos interessados em conhecer o Canadá, podem obter maiores informações com ela, ou se preferir, alguma agência de viagem que opere nesse país.
Ela me indicou a escola Quest em Toronto e a VEC em Vancouver, tendo a opção de estudar em ambas as escolas, ou em apenas uma. A escolha era minha. Optei apenas na Quest para estudos, e Vancouver para turismo.
Meu contato com a Adriana iniciou em março de 2012, quando a conheci em uma feira de intercâmbio realizada aqui em São Paulo. Porém apenas em outubro iniciamos a formalização do intercâmbio.
  • 22.10.12 - encontrei o Alex, parceiro da Adriana, para conhecer e saber mais informações da escola, do Canadá, dos vistos e sanar as dúvidas que rondavam minha cabeça. No caso o Alex mora no Canadá e é o responsável pela recepção, e auxílio dos estudantes durante o intercâmbio;
  • 29.10.12 - realizei o preenchimento do formulário de matrícula da escola Quest e encaminhei para a Adriana;
  • 30.10.12 - paguei a taxa administrativa para confirmar o interesse na realização do curso;
  • 01.11.12 - recebi a carta de aceitação da escola juntamente com o invoice para pagamento do curso e acomodação. Essa carta é importante para apresentação junto ao consulado.
Já de posse da carta, iniciei o processo de preenchimento dos formulários e a separação dos documentos necessários. 
Para não ficar um post muito grande e cansativo, irei dividir esse assunto em três tópicos. Vide continuação em Processo de Visto Canadense II...

Nenhum comentário:

Postar um comentário